Periodismo desde el Sur Global

Por Samira Castro (FENAJ-Brasil) (*)

Para nós, da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil – o real fortalecimento do jornalismo no Sul Global requer medidas práticas e estruturantes, como programas de treinamento, intercâmbios técnicos, apoio à sustentabilidade da mídia independente, especialmente aquela que atua nas periferias da informação.

Em tempos de desinformação algorítmica e concentração de poder nas mãos de grandes plataformas digitais, é essencial criarmos redes de solidariedade jornalística que valorizem a diversidade cultural, a soberania da informação e o interesse público.

Lembro-me da peça “The Peony Pavilion” (O Pavilhão da Peônia), do dramaturgo Tang Xianzu.
Seu protagonista, Du Liniang, acredita tanto no sonho que viveu que ele se torna realidade.
Assim também é o jornalismo no Sul Global: mesmo diante das dificuldades, nos mantemos firmes porque acreditamos que outro modelo de comunicação é possível.

Que este fórum seja mais do que uma reunião: que seja o reforço de um caminho concreto para a construção de um novo pacto global pela verdade, justiça e liberdade de imprensa.

Muito obrigado.

(*) INTERVENCIÓN DE SAMIRA CASTRO ante el Foro de periodistas y representantes de medios realizado en Jiangxi, julio 2025

Compartir

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *